segunda-feira, outubro 22, 2018
Início Cloud Office 2016 e o Office 365: conheça as diferenças

Office 2016 e o Office 365: conheça as diferenças

0

Você está pensando em adquirir ou comprar o pacote Office da Microsoft para a sua empresa, mas ouviu falar do Office 365 e agora ficou em dúvida: Devo comprar esse novo pacote ou atualizar para o Office 2016? Qual é a diferença entre eles? Qual é o mais indicado para o meu negócio?

Para isso falaremos das diferenças entre eles bem como das vantagens de cada um, assim você decide a sua compra de forma consciente e não corre o risco de se arrepender mais tarde.

Conceitos distintos

As diferenças entre Office 365 e Office 2016 já começam na hora de efetuar a compra dos pacotes. Se você já teve algum pacote de Office antes então deve estar familiarizado com o processo de compra do pacote 2016.

Você compra o pacote de serviços e recebe os arquivos para realizar a instalação e uma licença de utilização. Você pode utilizar uma licença por máquina caso vá fazer mais de uma instalação e o pacote é seu para sempre.

Só que no caso do Office 2016, para sempre significa algo em torno de dois ou três anos quando o pacote se torna obsoleto (mesmo recebendo atualizações) e será necessário trocar por outro pacote mais novo, o Office 2019 para se manter em sintonia com o mercado.

Já o Office 365 funciona de forma muito semelhante a um serviço de streaming, desses que você utiliza para assistir séries e filmes ou ouvir música. Nesse pacote, você faz uma assinatura, que pode ser mensal ou anual e tem acesso ao pacote enquanto durar o período da assinatura. Caso você opte pela opção mensal por exemplo e decida não utilizar mais após três meses, basta cessar o pagamento e o serviço estará cancelado, podendo ser reiniciado sempre que o usuário desejar.

365 é mais moderno e versátil

Você já sabe o que esperar do Office 2016. É o mesmo pacote de sempre, apenas atualizado para comportar as mudanças e melhorias exigidas pelo mercado. Ele continua tão bom e tão ruim como sempre foi, ou seja, manteve as suas qualidades e os seus defeitos.

O modelo funcionou bem durante o tempo em que empresas eram localizadas dentro de escritórios fixos, com empregados se locomovendo até lá todos os dias e trabalhando nos mesmos computadores. A cada período de tempo de mais ou menos três anos, a empresa substituía todos os computadores por máquinas novas e atualizava todos os aplicativos, o que exigia um investimento muito grande de uma só vez, algo difícil de justificar com diretorias e departamentos de compras.

Só que o mercado de hoje exigiu empresas mais versáteis com funcionários mais dinâmicos e o modelo anterior já não funciona em muitos casos. Para suprir essa necessidade é que surgiu o Office 365. O nome, uma alusão à sua disponibilidade por todo o ano, é uma indicação da busca da Microsoft por entregar um produto que atenda a essa modernidade.

Hoje o funcionário nem sempre vai à empresa. Ele pode trabalhar de sua casa, com o seu PC, um laptop ou até tablets e celulares. Esse cenário começou a deixar o pessoal de TI das empresas de cabelo em pé porque não há como atender essa demanda com o Office 2016.

Já com o 365, a instalação deixa de ser local, permitindo maior mobilidade como veremos em seguida.

365 é mais amigável

A Microsoft sempre se dedicou a dificultar a conversa entre os seus aplicativos e outros sistemas operacionais. A empresa já foi muito criticada por isso, mas com o tempo percebeu que uma abertura um pouco maior poderia ser boa também para ela. Essa nova visão foi aplicada também ao Office 365.

O aplicativo, ao contrário do Office 2016, não precisa do Microsoft Windows para rodar nem fica preso a nenhum sistema operacional. Isso acontece porque o pacote 365 não necessita de instalação local na máquina. Ao contrário, ele é executado a partir de um navegador, coisa que qualquer sistema operacional moderno, incluindo-se aí os de tablets e smartphone, oferece.

Isso abre um novo leque de possibilidades para as empresas pois não há mais a necessidade de se ater a este ou aquele sistema operacional nem se preocupar com problemas de compatibilidade tão comuns quando se precisava utilizar o office tradicional.

365 é mais social

Como já dissemos o Office 365 é uma plataforma que visa atender a conceitos mais modernos de trabalho e outro desses conceitos é o compartilhamento de trabalho. Antes bastava-se andar até a mesa do colega para realizar um trabalho em grupo, mas nos dias atuais o colega pode estar a quilômetros de distância. Era preciso recorrer a e-mails, compartilhamentos de arquivos e outras ferramentas que acabam por causar uma certa confusão entre os envolvidos. O Office 365 já é preparado em sua versão para business para gerenciar esse trabalho em grupo de forma muito mais intuitiva do que o seu antecessor. Como os arquivos ficam na nuvem, uma facilidade já vendida com o sistema, fica mais fácil para os usuários lidarem com os arquivos sem a necessidade de transportá-los o tempo todo para lá e para cá.

365 pode ser mais econômico

Como já dissemos no início desta postagem, o Office 365 oferece pacotes com mensalidades mensais ou anuais. O modelo pode até não parecer vantajoso para grandes empresas capazes de atualizarem o seu parque de TI a cada três anos e utilizar compras enormes como poder de barganha, mas essa é a realidade de um seleto e pequeno grupo.

A grande maioria das empresas modernas não pode arcar com os custos do Office 2016 e veem no Office 365 uma oportunidade de trabalhar com a escalabilidade, ou seja, elas podem adquirir apenas as licenças de que precisam no momento, aumentar ou diminuir conforme a necessidade e ainda distribuir esses custos durante todo o ano fiscal, algo muito mais fácil de planejar e de executar, principalmente em nosso mundo globalizado onde um novo contrato gera várias novas vagas, mas a perda de um cliente leva embora tantas outras.

Com o Office 365 empresas podem trabalhar de acordo com a demanda, serem multiplataforma e compartilharem melhor o trabalho.

Apresentamos alguns pontos principais que vão te ajudar a escolher o melhor do Microsoft Office para atuar em seu negócio. Nós, a Dias Security, nos colocamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e mostrar nossos serviços. Entre em contato conosco, nossa equipe aguarda seu contato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here