quarta-feira, agosto 15, 2018
Início Serviços Gerenciados Esclareça de vez essas 3 dúvidas sobre backup em nuvem

Esclareça de vez essas 3 dúvidas sobre backup em nuvem

0

A Tecnologia da Informação (TI) faz, cada vez mais, parte da rotina de trabalho das empresas. As de maior porte conseguem implantar em seus processos de produção e comunicação os recursos proporcionados e gerenciados pelos seus setores internos de TI. Já as novas empresas e as de menor porte utilizam a TI justamente para estabelecer seu lugar no mercado e se firmar diante da disputa com outras organizações que reúnem mais estrutura.

Com o avançar do tempo e aprimoramento dos recursos tecnológicos, a TI ganhou ainda mais importância e hoje já é reconhecida, tanto dentro quanto fora da realidade empresarial, como um elemento fundamental para o presente e o futuro do mundo dos negócios.

Um dos recursos que mais chamam atenção é a computação em nuvem. De forma simples, ela se refere ao uso dos serviços de computação diretamente pela internet (servidores, armazenamento, banco de dados, análises). Tudo sem precisar de uma estrutura física, já que a computação acontece diretamente no que chamamos de “nuvem”.

O que é backup em nuvem?

É justamente da computação em nuvem que surge o principal assunto deste artigo. Backup se refere à criação de uma cópia de segurança de arquivos. Sua principal utilidade é recuperar os dados sempre que sistemas ou dispositivos apresentarem falhas, quando arquivos forem excluídos indevidamente ou até mesmo por conta de vírus ou ataques hackers.

Muito importante para a segurança da informação das empresas, o backup foi aprimorado e hoje também pode ser feito pela computação em nuvem. Também chamado de cloud backup, não apenas protege os arquivos criando uma cópia de segurança, mas envia essa cópia das informações para servidores localizados na nuvem, por meio de um link.

Qualquer tipo de informação pode ser armazenado – de documentos a vídeos, de planilhas a sistemas ERPS e CRMs. Outro benefício é que não se faz necessário nenhum tipo de espaço físico para os servidores, ou seja, o backup em nuvem amplia a capacidade de armazenamento e segurança das informações.

As três maiores dúvidas

Podendo ser considerado um dos ápices da nova fase trazida pelos avanços tecnológicos, a cloud computing, por intermédio de processos como o backup em nuvem, desperta a curiosidade das pessoas e também fomenta o surgimento de muitas dúvidas a respeito da sua capacidade, tanto em “dar conta” de tudo que promete quanto a seus níveis de segurança.

Para acabar de vez com alguns mitos que rodeiam esse conceito, separamos as três maiores dúvidas a respeito do assunto e esclarecemos de forma simples. Confira logo abaixo!

  • Onde ficam armazenados os arquivos?

Em servidores remotos localizados na nuvem. Isso significa que as cópias de seguranças dos arquivos não ficam “presas” em servidores físicos ou até mesmo em apenas um local dentro da nuvem. Elas são lançadas em servidores espalhados em diversos locais na nuvem, o que evita que você perca informações em caso de queda de algum servidor específico.

  • É realmente seguro?

Não somente é um serviço completamente seguro, como acaba sendo ainda mais tranquilo do que os armazenamentos feitos em servidores físicos. Na nuvem, os dados são criptografados durante todas as etapas envolvidas, isto é, a criação das cópias de segurança, o seu envio a servidores remotos e o armazenamento na nuvem. Não sendo necessário ter os equipamentos de um servidor dentro da empresa, você está livre de gastos com manutenção, problemas com queimas e roubos, entre outros. Tudo é feito com o uso da internet e da forma mais segura possível. Não podemos dizer que é 100% livre de riscos, mas as chances de quebra de segurança são mínimas.

  • Posso ter acesso aos arquivos quando eu quiser?

Pela internet, é possível acessar os arquivos em qualquer lugar do mundo, independentemente se você está utilizando sua máquina na empresa ou por um notebook pessoal. O que é necessário para chegar aos arquivos é ter conexão com a internet, além de um login e uma senha, que darão acesso aos dados salvos na nuvem. Sendo assim, você pode acessar os dados de onde e quando quiser.

Por que você deve optar pelo backup em nuvem?

As mudanças na forma de trabalhar e as constantes modificações trazidas pela tecnologia mostram que é preciso estar por dentro sempre do que for mais relevante. O cloud backup, certamente, faz parte desse “grupo”.

É fundamental que as empresas consigam implantar sistemas que agreguem valor aos seus negócios. Aderir à nuvem faz com que a organização consiga economizar, já que o custo-benefício vale a pena, além de precisar investir muito menos em softwares, hardwares e manutenção, por exemplo.

Também existem as questões de segurança e acessibilidade, já citadas como respostas às principais dúvidas das pessoas. Não podemos nos esquecer de citar a escalabilidade, ou seja, se você precisar de menos espaço na nuvem, você pode contratar menos. Se precisar aumentar, pode contratar mais. Isso tudo sem a necessidade de comprar maquinários ou ter mais espaço físico disponível dentro da empresa.

Por fim, a computação em nuvem é fundamental para que as equipes de TI consigam evoluir, crescer e trabalhar melhor a informação dentro das empresas. Assim como a estrutura física é fundamental, a estrutura de TI já se aproxima em relevância e importância. Além de tudo isso, é uma tendência de mercado.

Com todas essas informações, fica claro que a sua empresa não pode ficar para trás em relação aos concorrentes, ao que o mercado já considera como essencial. Tratando a TI como essencial dentro dos seus negócios, a tendência é crescer ainda mais.

Se você quer ter mais informações sobre computação em nuvem e os benefícios do cloud backup para a sua empresa, baixe agora mesmo nosso e-book. Nele você terá acesso a uma série de dicas preciosas sobre a temática. Não deixe de fazer o download!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here