quarta-feira, agosto 15, 2018
Início Segurança Dados da empresa são seu maior tesouro. Aprenda a se proteger ainda...

Dados da empresa são seu maior tesouro. Aprenda a se proteger ainda mais!

0

Uma das maiores preocupações de qualquer empresa é sempre a questão da segurança de seus dados e de suas informações. Com o avançar da tecnologia, ao mesmo tempo em que ficou mais fácil reservar e armazenar grandes quantidades de conteúdo confidencial e básico para o andamento do negócio, também tornou tudo muito mais vulnerável a ataques virtuais e invasões em busca de arquivos e outros itens.

É assustador a quantidade de violações existentes e que, infelizmente, crescem a cada dia. Tendo tudo isso em mente, fica claro que se a sua empresa tiver informações valiosas e que não podem ser vazadas, a segurança deve ser um cuidado ainda maior.

Na internet, bilhões de arquivos e informações circulam todos os dias nos computadores, notebooks, tablets, smartphones, entre outros. E junto com eles, milhares de ameaças de danos e invasões. Essa vulnerabilidade provocada pela web é o grande risco que uma empresa pode correr em relação à perda, à danificação e até mesmo a roubo das pastas, documentos e informações armazenados nas máquinas.

Saber como fazer a proteção desse conteúdo é um importante passo para garantir a segurança e também o futuro da organização. É preciso ser mais esperto que os criminosos que tentam surrupiar e fazer mal à empresa. Algumas dicas são valiosas para que os dados da sua empresa permaneçam seguros e longe de qualquer tipo de atividade maliciosa.

O que fazer para evitar ataques e proteger seus dados?

A segurança é item fundamental para uma corporação, mas muitas sequer se preocupam em montar estratégias eficientes para evitar invasões digitais. É necessário adotar medidas de proteção para que não haja riscos ao andamento do negócio. Não vai adiantar investir em tecnologia sem investir também em meios de manter todo o aparato de equipamentos livre de ameaças.

Portanto, para evitar ataques, deve-se ter um sistema bem atualizado, dispor de softwares de proteção como antivírus e antispam, fazer backup regularmente e ter mais de uma cópia de segurança armazenada, cuidar para que todas as máquinas possuam igual segurança, pois há casos onde com apenas um computador vulnerável, hackers conseguem invadir todo o sistema de uma empresa.

A prevenção é a palavra-chave. Estar um passo a frente da mentalidade maliciosa, imaginar quais as rotas e caminhos eles podem usar para se infiltrar no banco de informações e, claro, tomar cuidado com os dados mais importantes.

Dicas de como se proteger

  • Senhas: todas as máquinas, dos desktops aos smartphones e tablets, devem ser protegidas com senhas fortes. Uma senha com combinações inesperadas, contanto com oito ou mais caracteres, letras, números e símbolos é essencial. Mais um cuidado com as senhas é que elas devem ter prazo de validade. Um exemplo, é trocá-las a cada três meses.
  • Criptografia: quanto mais a situação para os invasores estiver complicada, melhor. E não há nada mais eficiente do que a criptografia. Por meio dessa solução, é possível camuflar arquivos, tornar seu acesso indireto e mais seguro, já que serão necessários códigos para resolver a criptografia e assim chegar às informações.
  • Funcionários: uma empresa conta sempre com muitos funcionários que devem ter acesso aos computadores e outras máquinas onde estarão contidos os arquivos da companhia. Pensando nisso é preciso se precaver e assinar termos de confiabilidade e confidencialidade, além de fazer um treinamento especial para que eles saibam lidar de maneira segura com o material de trabalho. É importante deixar seus contratados cientes dos perigos e ameaças e de como é essencial que eles se preocupem com as questões de segurança. Um simples descuido e muitos anos de trabalho podem ser altamente prejudicados. Treinamentos, aulas, minicursos. Tudo é válido.
  • Sistemas de segurança: todas as máquinas devem dispor de antivírus, antispam, firewall e outros programas de segurança. Trabalhar sempre com produtos originais, pois, talvez na tentativa de baratear um custo, um antivírus pirata, por exemplo, pode acabar trazendo com ele alguns malwares e ransomwares que roubarão os dados da empresa.
  • Avaliação e reavaliação: é importante fazer constantes avaliações do conteúdo armazenado nas máquinas para saber quais são os graus de perigo que uma invasão, por exemplo, pode vir a acontecer. A partir dessas avaliações será possível implantar sistemas de limpeza automática, perfis temporários para evitar que senhas fiquem salvas nos servidores, entre outros fatores.
  • Internet: é de conhecimento geral que é impossível construir uma empresa sem fornecer acesso à internet aos funcionários, pois eles precisam dela para fazer seu trabalho. No entanto, fazer algumas limitações pode ser muito valoroso. Evitar o acesso a redes sociais, Torrents e sites de downloads pode ser uma solução para fazer com que, mesmo sem querer, um dos contratados acabe baixando um vírus.
  • Quanto mais privado, melhor: grandes empresas hoje já utilizam um sistema de Redes Privadas Virtuais, também conhecidas como VPNs. Esse sistema é um tipo de conexão realizada a partir da relação entre a nuvem de uma empresa ou da internet com aparelhos autenticados e protegidos com senhas e criptografia. Seria como se um notebook da empresa acessasse certa rede privada para poder chegar a determinadas informações. E essa rede só é trafegada por usuários autenticados, sem qualquer interferência externa, consequentemente, sem riscos de roubo e invasões.

A importância da proteção para sua empresa

Os dados são itens muito valiosos para as empresas. São a partir deles que elas giram todo seu funcionamento. A busca por melhorias, parcerias, análises de desempenho. Tudo diz respeito às importantes informações que circulam diariamente nos equipamentos eletrônicos da organização.

Todo cuidado é pouco. Não é uma questão de causar desespero, mas sim de alertar sobre a importante de manter os arquivos seguros. Sistemas são facilmente invadidos quando não possuem a segurança necessária. É imprescindível que toda e qualquer empresa disponibilize parte de seu tempo e orçamento para lidar com essa área.

Seguindo as dicas dadas acima você estará muito mais próximo de evitar ataques, invasões e perda de documentos, pastas, planilhas, tabelas, e todas as informações que a empresa possui.

Você já foi vítima de uma invasão virtual? Chegou a perder seus arquivos de maior importância ou já dispunha de métodos para realizar a proteção? Não se esqueça de deixar um comentário falando sobre o assunto. Sua opinião é muito importante para nós e pode ajudar outros usuários a resolver inúmeros problemas!

Aprofunde seus conhecimentos sobre Segurança da Informação

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here