quarta-feira, agosto 15, 2018
Início Serviços Gerenciados 7 pontos para selecionar um provedor de serviços gerenciados de TI

7 pontos para selecionar um provedor de serviços gerenciados de TI

0

Com o advento da era da informação, o mercado de trabalho e a área de negócios sofreram grandes mudanças, tais mudanças podem ser vistas em qualquer setor produtivo, desde pequenas empresas, como comércios de serviços e produtos manufaturados, até as grandes corporações que atuam com vendas em massa.

A tecnologia da informação tornou-se ferramenta essencial no crescimento das empresas. Na grande maioria dos setores da economia os equipamentos de TI são utilizados como uma forma de melhorar a gestão do negócio e de manter contato com os clientes, seja através de redes sociais ou de envio constante de e-mails.

Contudo, muitas empresas não possuem equipes internas especializadas em resolução de problemas e soluções em TI. Muitas vezes estas empresas não possuem demanda suficiente para manter uma equipe desta área, ou simplesmente não encontram profissionais com estas competências.

Para resolver este tipo de problema surgem as empresas que prestam os Serviços Gerenciados de TI e Segurança, que nada mais é do que um modelo de oferta de serviços em tecnologia da informação no qual o cliente pode terceirizar uma equipe de TI para atende-lo resolvendo problemas e oferecendo soluções para seu modelo de negócios.

Escolher o MSP (Managed Service Provider, ou Provedor de Serviços Gerenciados) ideal para o seu negócio é uma tarefa que demanda planejamento e requer uma atenção especial do empresário, por isso preparamos 7 pontos fundamentais que vão te auxiliar na escolha do seu Provedor de Serviços Gerenciados. Confira:

1- Defina sua necessidade: A primeira coisa que você deve ter em mente é o tipo de serviço que seu negócio demanda. Pode parecer óbvio, mas é um processo fundamental que vai fazer total diferença no momento do contato com o Provedor de Serviços Gerenciados.

Conhecendo sua necessidade você tem a vantagem de negociar com o provedor de forma direta, ou seja, você vai “direto ao ponto”, não perde tempo tendo que conhecer cada uma das modalidades de serviços oferecidos e pode também estimar custos e pesquisar por melhores preços.

Outra vantagem de ter sua necessidade bem explícita é a clareza no momento da conversa com o provedor, quanto mais claro você puder deixar suas necessidades e expectativas, melhor será seu relacionamento com o provedor e melhores resultados poderão ser atingidos.

2 – Experiência e Reputação: Depois de determinar o que você precisa para sua empresa, é hora de avaliar os Provedores de Serviços Gerenciados. É indispensável que você verifique a reputação do MSP antes de optar por contratar seu serviço.

A melhor forma para se certificar de que o MSP oferece serviços de qualidade e possui boa aceitação no mercado é observar quem são os principais clientes que este provedor atende. Na maioria dos casos, os Provedores de Serviços Gerenciados atendem vários tipos de empresas e estas informações podem ser conferidas no próprio site do MSP.

Outra forma muito utilizada para verificar a relação do provedor com o cliente é através das redes sociais, você pode observar os perfis coorporativos destas empresas em sites como o Facebook, Instagram e etc. Nestas redes os clientes sempre podem dar nota ao serviço e fazer comentários.

3 – Equipe Técnica: Procure conhecer a equipe técnica do MSP. A equipe técnica é a responsável por executar todos os serviços que serão prestados a você, por este motivo, a equipe técnica se torna a parte fundamental na relação entre o cliente e o Provedor de Serviços Gerenciados.

Para oferecer serviços de qualidade, o MSP deve dispor de uma ampla equipe de especialistas preparados para atender os mais diversos segmentos do mercado. Você poderá obter informações acerca da equipe de técnicos entrando em contado com o Provedor de Serviços Gerenciados ou até mesmo optando por fazer uma visita à sede do MSP.

4 – Parcerias e Clientes: Para verificar a experiência do MSP, você pode procurar saber sobre os parceiros da empresa. Geralmente os Provedores de Serviços Gerenciados possuem parcerias com empresas internacionais como a Microsoft e outras grandes empresas do ramo da tecnologia.

Estas parcerias comprovam a qualidade dos serviços oferecidos e mostram a seriedade da empresa para com seus clientes e parceiros. Empresas que já atuam com outras grandes do mercado tendem a oferecer serviços com qualidade semelhante de seus parceiros, por isso a parceria se torna um ponto fundamental na hora da escolha do provedor.

5 – Serviços Oferecidos: Cada cliente tem seus próprios meios de operação no mercado e sua própria estrutura de TI dentro de sua empresa. Muitos empresários podem precisar de serviços na área de segurança da informação, como testes de penetração, análise de arquitetura e medidas de segurança implementadas em uma rede.

Outras empresas podem procurar por produtos e serviços oferecidos em nuvem, como soluções em aplicativos, monitoramento e backups. Cada tipo de serviço atende a uma demanda específica do mercado de trabalho e o cliente tem a liberdade de contratar o serviço ou serviços que vai atender seu negócio da forma mais adequada.

 

6 – Forma de atuação: Uma das características fundamentais de todo MSP é a disponibilidade do serviço oferecido. Os provedores trabalham na forma de monitoramento de 24x7x365, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano. Outra característica que diferencia esse modelo de serviço é a flexibilidade dos contratos e dos serviços prestados.

O MSP deve ser capaz de atender a demanda tanto das pequenas quanto das grandes empresas, para isso estes provedores oferecem diversos planos de serviços que se adaptam à necessidade de seus clientes.

7 – Atendimento ao cliente: O atendimento é a principal forma de fidelização de clientes. Você deve se certificar sobre a forma de atendimento que a empresa disponibilizará após a contratação do serviço.

Procure saber se a empresa trabalha exclusivamente com atendimento remoto, ou se você poderá contar com visitas in-loco, desta forma você evita surpresas desagradáveis e se prepara de maneira correta para possíveis imprevistos.

É muito importante se informar sobre as garantias que a empresa oferece e de que forma serão tratadas e corrigidas possíveis falhas no sistema.

Conclusão

Apresentamos alguns pontos principais que vão te ajudar a escolher o melhor Provedor de Serviços Gerenciados para atuar em seu negócio. Nós, da Dias Security, nos colocamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e apresentar nossos serviços. Entre em contato conosco, nossa equipe aguarda seu contato.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here